CONTATOS

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saiba como agendar publicações no Facebook.

Vamos aprender ?


Já faz um tempo que descobri o Postcron, esse aplicativo serve para programar os posts no mural do Facebook. O aplicativo é bem simples de ser utilizado.


Abra a página, clique em "Entrar", se estiver logado ao Facebook basta autorizar o uso do aplicativo, caso contrário é preciso acessar sua conta.








Autorizado o uso, basta escolher se a publicação programada será para o perfil pessoal ou  para a fanpage.






Depois de escolhida, basta programar e começar a trabalhar.




Site: Postcron

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Qual é a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?

Faz algum tempo que escuto as pessoas dizerem que redes sociais e mídias sociais é a mesma coisa, e isso não é verdade, existe diferença entre uma e outra, vou explicá-las:

O termo rede social “relationship site” (sites de relacionamento) deixa claro que trata-se de um local onde pessoas estão conectadas em grupos ( rede ), como por exemplo as comunidades, listas do Twitter, fóruns, salas de bate papo que são utilizadas pelos internautas (pessoas) que procuram informações, trocam idéias e até mesmo começam a namorar uns com os outros. Isso chama-se rede social.


As Mídias Sociais “new media” (novas mídias) são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos; como o  Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Blogger, Wordpress, Sónico, Youtube e etc...

Qual a diferença entre as plataformas de “mídia social”?

Cada mídia possui uma característica própria. O Facebook é uma plataforma onde mantemos um perfil pessoal para nos relacionarmos com nossa rede de amigos, podemos postar fotos, dizer o que pensamos naquele momento e até mesmo saber da vida de outras pessoas.

No Facebook existe a diferença entre perfil pessoal (amigos) e FanPage (empresas), que na plataforma empresa será representada por uma pessoa, ou seja, a empresa não é pessoa física, e isso a diferencia do perfil pessoal, passando a ser representada por alguém ligada diretamente a ela, no entanto, cria-se um relacionamento entre marcas / produtos.

 O Orkut também é um site de relacionamento, assim com o Quepasa, Sônico, Hi5 e outros.

Já o MySpace é mais utilizado para a divulgação de bandas, novos cantores, músicas, e isso tornou a plataforma em uma rede social de artistas em busca de oportunidades profissionais com gravadoras e empresários, que entram na rede buscando novos talentos; o MySpace está tentando mudar isso.

O Linkedin é outra plataforma que visa a rede social de negócios, onde você deixa seu perfil em formato de currículo, isso faz com que as empresas busquem novos profissionais para o mercado de trabalho.

Não podemos esquecer o YouTube que é uma plataforma fantástica de relacionamento de vídeos, não serve apenas para compartilhar com seus amigos e sim com o mundo em uma velocidade enorme.

Resumindo: Rede Social é o relacionamento de pessoas através de um grupo de amigos e Mídias Sociais são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos, passando informações para as pessoas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Evento Email Marketing Brasil reúne 550 pessoas


No último dia 24 aconteceu no Hotel Sharaton São Paulo WTC o evento “Email Marketing Brasil”, que reuniu cerca de 550 pessoas, e teve como palestrantes Rodrigo de Almeida - Dinamize, Paulo Schiavon –Tecnisa, Renato Rosa – RED, André Torreta – A Ponte, Paulo Kendzerski –  WBI Brasil, Edney Souza – Pólvora, Matt Blumberg – Return Path e Claudia Woods – ClicKon.

Rodrigo de Almeida (Dinamize) discorreu sobre as “Tendências e novidade do E-mail Marketing no Brasil e EUA”, segundo ele, cerca de um em cada cinco e-mails não chegam à caixa do destinatário, e o causador disso é a não atualização do banco de dados da  empresa. Almeida ainda deu dicas sobre o envio correto do e-mail MKT, como por exemplo, trabalhar de forma segmentada e aliar o e-mail MKT à atuação nas redes sociais.

Ainda segundo Almeida, cerca de 93% da população acessa e-mails todos os dias,  e isso muitas vezes é feito pelo Smartphone. “Não entendo por que as empresas não investem nessa ferramenta com um alto poder de aceitação, já que todos adoram receber e-mails” revela.

Paulo Schiavon (Tecnisa) falou sobre o grande sucesso da empresa nas redes sociais e o trabalho que a empresa vem fazendo ao segmentar o e-mail MKT com o foco no cliente certo. Schiavon foi bem claro ao se referir a nova geração que está cada vez mais conectada e enfatizou o sucesso nas redes sociais. O grande sucesso da empresa também se dá pela rapidez com que respondem aos e-mails dos clientes, cerca de 15 minutos é o tempo que temos para responder quando perguntados sobre algum produto, por isso é muito importante ter uma base da e-mail sempre atualizada”, garante.

Renato Rosa (RED) comentou o tema “Como entregar uma experiência digital compensadora” defendendo ações de e-mail feitas on to on (um a um), mais eficaz ao tornar individual e personalizada a mensagem recebida, “Email mkt on to on  faz com que haja identificação ao receber a mensagem, mostrando que a mensagem é pessoal”, ressaltou.  Renato Rosa citou ainda algumas erros e frustrações que teve ao receber um e-mail de roupas íntimas femininas e também alertou para a personalização das mensagens.

Logo depois André Torreta (A ponte) comentou sobre “A nova classe média e a Internet” enfatizou a preocupação em relação a geração Y, já que a grande maioria dos brasileiros não entendem o que lê, mostrando que a população do Brasil precisa evoluir na educação e cultura. Torreta citou que o futuro da Internet para o País é o mobile. “O importante é fazer inovação, investir em estratégias para  mobile, já que a grande maioria da classe C possui smartphone e acessa e-mail via celular ao invés do PC em casa”, comentou. Além disso, ele foi bem claro ao se referir a geração Y do Brasil que é diferenciada, “São pessoas que moram nos Jardins, Leblon e não as que nascem no interior da Bahia e em favelas”, provocou.   

Já Paulo Kendzerki (WBI) apresento os cases da Tramontina e da Qix onde as empresas tiveram um grande retorno em relação às vendas e também ao interesse das pessoas em receberem email MKT com promoções e informações referente a cada marca. Na ação de email MKT da Qix, quem recebesse o e-mail e indicasse amigos concorreria a premiações e descontos. A da Tramontina foi feita a mesma ação só que segmentada para homens e mulheres, a frase que as pessoas recebiam era simples e objetiva “Veja se você é o ganhador”, isso fez com que a empresa duplicasse o seu mailing e alavancasse suas vendas pela internet.

A palestra com o tema “Oportunidades e riscos no monitoramento de redes sociais” foi ministrada por Edney Souza (Pólvora). Ele passou ótimas dicas para uma melhor administração da empresa/marca nas redes sociais. Citou a importância na integração do email MKT com as mídias sociais, ¨Mande o e-mail, e nele aponte quais redes sociais você está presente, isso ajuda tanto para as redes e para o cadastro de e-mail MKT, fazendo com que as pessoas passem a receber informativos”, aconselhou. A integração ajuda a aumentar o buzz e geral mais pageview para o site.

Matt Blumberg, Chairman e CEO da Return Path umas das maiores empresas voltada a certificação e entregabilidade de e-mail MKT começou dizendo que cerca de 100 trilhões de e-mails serão enviados até o final do ano e que 95 trilhões é a quantidade de spam, isso ocorre devido ao grande números de envios e que os servidores não comportam a demanda. Os erros ocorrem também devido aos links e domínios, as mensagem no corpo do email, sem falar que a reputação de quem envia também conta na hora do servidor avaliar e deixar como spam. Segundo Blumberg, “se a pessoa pedir para ser removido da lista de e-mails, faça, isso faz com que elas não acabem jogando seu e-mail para o report spam”, avaliou. O que pode ser feito para amenizar os altos índices de erros, é enviar uma mensagem de boas vindas, dessa  maneira há uma verificação da autenticidade do endereço. Ele ainda apresentou outras formas, como registrar DNS e registrar o e-mail.

A empresa ClicKon envia cerca de 117 milhões de e-mails todos os dias, e a Claudia Woods, responsável pela gestão de email MKT, comentou sobre os erros que a empresa passou no início e que aprendeu na prática como se deve fazer um bom envio para que não haja tantos erros. “Tivemos muitas dificuldades.Hoje trabalhamos de maneira segmentada e pesquisamos o perfil do nosso cliente antes da fazermos um envio em massa que pode ocasionar um alto índice de erros”. Claudia afirma que a intimidade com o usuário é fundamental para uma boa ação, já que cerca de 70% dos lucros da empresa é gerado diretamente pelo envio de promoções via e-mail MKT

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum de Redes Sociais


Aconteceu no último dia 11/05 no Shopping Cidade Jardim, na Livraria da Vila o Fórum Redes Sociais Vitrine do Brasil para o Mundo, que contou com as participações de Bruno Alves - Diretor de WEB 2.0 da Plusoft, Araken Leão - Head da Modyo Brasil, Felipe Morais - Especialista em WEB 2.0 e Autor do livro Planejamento Estratégico Digital e Marcelo Salgado de Farias - Gerente de Monitoramento e Integração de Redes Sociais do Banco Bradesco. 


O Fórum reuniu cerca de 100 pessoas e abordou o tema da atualidade, as Redes Sociais e seus benefícios.

Os palestrantes interagiram o tempo todo com o público, tirando dúvidas e dando opiniões coerentes ao tema abordado no evento.

Marcelo Salgado - Banco Bradesco falou sobre os benefícios e a importância das redes sociais para o Banco Bradesco. Citou também o início dela, desde o estudo de filósofos e médicos, sobre simbiose de conexões, até os dias de hoje, onde os comportamentos em redes sociais são bastante similares, também esclareceu as diferenças entre Redes Sociais e Mídias Sociais, que ainda muitas pessoas acham que é mesma.

Bruno Alves - Plusoft especialista em CRM, falou sobre a importância da integração das redes sociais nas empresas para o trabalho de relacionamento e fidelização com o Cliente, onde citou que a empresa que não se adequar a essa nova ferramenta certamente ficará para traz, isso comprova a importância das mídias sociais no mundo corporativo.

Felipe Morais que é especialista em WEB 2.0 e Araken Leão - Head do Modyo Brasil, ambos abordaram que, o importante não é só estar no mundo virtual, e sim, sempre estar a frente e interagir na redes, tentando saber sempre o que o público pensa, e procurar responder com eficiência e rapidez quando forem questionados ou até mesmo criticado na rede.

Araken Leão quando perguntado pela platéia referente as críticas ou até mesmo as mensagens negativas da empresa nas redes sociais afirmou, que "o melhor a se fazer quando tiver uma crítica é procurar entendê-la e saber resolver no menor tempo possível", ou seja, a transparência e o diâlogo ainda é o melhor remédio, inclusive quando trata-se de Internet.

O fórum deixou claro a importância hoje em dia da Internet e principalmente das Mídias Sociais, são elas a vitrine do Brasil para o mundo, e as empresas precisam se adaptar a essa nova tendência.




Site: http://www.sautlearning.com

domingo, 3 de abril de 2011

iMasters InterCon reuniu profissionais da internet em São Paulo



 iMasters InterCon 2010 aconteceu no Hotel WTC, em São Paulo nos dias 19 e 20 de novembro. As palestras foram mediadas pelo professor de comunicação digital da ECA-USP, Luli Radfahrer e o CTO da Abril Digital, Manoel Lemos. O evento reuniu cerca de 800 pessoas nos dois dias, sendo que cerca de 4 mil espectadores acompanharam as palestras online. O objetivo foi reunir alguns profissionais da internet para uma reflexão sobre o futuro da web. A ideia esse ano não era só de apresentar cases, mas orientar a todos sobre o mercado.

O evento contou com a participação de grandes profissionais. Entre eles estava o diretor de projetos e engenharia do Mozila, Chris Hofmann, que falou sobre o novo FireFox 4.0 e a importância dos internautas na construção do novo browser. “Nós crescemos no boca a boca, e isso devemos a vocês”, disse o executivo à plateia.

Anselmo Endlich, diretor executivo da Wine.com.br, contou como reposicionou a empresa no mercado. “Cometemos o erro de ter muitos produtos e vendermos pelo menor preço, aí mudamos a estratégia. Começamos a indicar vinhos, e assim reduzimos a queima de energia com o nosso cliente”, afirma.

O fundador do site de compras coletivas Peixe Urbano, Julio Vasconcellos, contou porque deixou o Facebook nos Estados Unidos para entrar de cabeça no mercado de vendas coletivas pelas Internet. Contou também como a sua empresa já tem 250 funcionários com apenas sete meses de atuação.

Radfahrer e Lemos bombardearam o jovem empreendedor, de 27 anos, com perguntas. Uma delas, feita pelo professor da USP, foi sobre a visão que ele tinha do mercado brasileiro e porque resolveu criar o Peixe Urbano. “Nossa política é trazer pessoas para o Peixe Urbano. Nos EUA esse mercado de compras coletivas já estava bem aquecido e por isso resolvi arriscar aqui no Brasil”, explica Vasconcellos.

Lemos quis saber como é manter esse sucesso do Peixe Urbano. “Fornecemos o melhor produto, claro que temos ainda alguns ajustes, mas estamos trabalhando para melhorar isso”, afirma o jovem empresário.

Ricardo Sangion, que é Growth Manager do Facebook Brasil, também esteve presente no evento e explicou a importância da plataforma para os negócios nas redes sociais.

O evento foi marcado pelas novas ideias e o rumo que a internet está tomando com as redes sociais, tema central do evento.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Como transformo o Perfil da empresa em FanPage?


Muitas pessoas não sabem, mas já pode fazer a migração do perfil pessoal para FanPage (empresa). 

Com a onda do Facebook, muitas empresas ao entrarem na rede social fizeram seus perfis, como se fazia no Orkut, isso é proibido pela plataforma, no entanto fica a dúvida.

Como posso ter minha empresa representada na rede social?

Minha empresa possui um perfil no Facebook, como posso mudar para FanPage?

Vou perder todos os meus amigos (perfil) quando fizer a migração para FanPage?

Vou ter que começar do zero?



Muitas dessas perguntas e várias outras intrigam os administradores de cada perfil da rede social, mas agora tem a solução para consertar o erro.

Esse método aqui no Brasil ainda não é divulgado e até mesmo muitos especialistas não sabem como fazer essa mudança.

 Pois agora vão saber, vou passar o link de como pode ser feita essa alteração, e o melhor, sem perder seus amigos.

O link não tem versão em português, então escolha a segunda língua que melhor domina ou use o Google Chrome.


Segue algumas dicas.


  1. Não fiquei com medo, o perfil se transformará em fanpage, mas antes faça o download de suas informações indo até “Configuração de Conta” e “Baixe sua informações”, assim você terá um backup de toda sua conta.

  1. Será nescessário escolher o segmento seguido da categoria que sua empresa melhor se encaixe. Isso se faz antes de começar a migração e transformá-la em fanpage.

  1. Cuidado, não será importado os posts, informações, comentários e fotos, você terá que atualizar todos novamente.

  1. Todos os seus amigos se tornarão fãs automaticamente, que é a mesma coisa quando a pessoa clica em “Curtir” ou “Like” em alguma página já existente.

  1. Depois da migração, o acesso a FanPage ocorrerá normalmente, com o seu login e senha como se fosse o seu perfil, mas siga um conselho, utilize ou crie um perfil para ser o administrador da conta.

  1. Depois de feita a conversão de perfil para FanPage, não será possível reverter o processo.


Amigos, segue o link em inglês para quem estiver com dificuldades  


terça-feira, 22 de março de 2011

Aconteceu na última semana o 5º Web Expo Fórum 2011


Matéria publicada na B2B Magazine


Entre os dias 16 e 18 de março foi realizado o 5º Web Expo Fórum 2011 e somente no dia 18 de março, o Congresso TV 2.0. Ambos reuniram especialistas na área de tecnologia. O evento foi dividido em temas, Apps Zone (Aplicativos), Marketing e Negócios 2.0, Ferramentas e Soluções de E-Commerce e uma quarta sala para plenárias de debates e o tema “redes sociais” foi um dos tópicos mais abordados durante os três dias de Fórum.

Como vender pelas redes sociais? Esse foi o assunto discutido por Rodrigo Arrigoni, sócio-diretor da R18 Comunicações em sua palestra com o tema “Tendências de e-commerce em redes sociais. Arrigoni comentou sobre o poder das redes sociais e destacou a integração das plataformas de relacionamento com o e-commerce como um importante canal para o consumidor, já que permite que um atendimento diferenciado ao cliente, que também pode expressar suas dúvidas, reclamações e sugestões diretamente para a empresa. “O importante é passar toda a credibilidade e fazer com que haja a interação da empresa/marca representada nas redes sociais como se fossem amigos” afirma Arrigoni.

Na sala Marketing e Negócios 2.0, Rafael Kiso, diretor de negócios da Focus Network falou sobre quais as técnicas de comunicação que se aplicam melhor ao twitter. Kiso citou algumas falhas que as empresas cometem no Twitter e deu dicas de ferramentas de monitoramento e dicas de posicionamento na rede social mais popular do Brasil atualmente. O executivo esclareceu a importância da interação entre empresa e seguidores na rede social quando uma empresa resolve criar o seu perfil no Twitter. “É importante, antes de colocar sua empresa, nas redes sociais traçar um objetivo de marketing e de como vai se reportar aos seus fãs ou seguidores dentro da rede”, afirma.

Já na palestra com o tema “Como compreender e aumentar o valor de uma marca nas mídias?”, ministrada pelo palestrante Bráulio Medina Dias, sócio-fundador da E-Brane, a importância de um bom monitoramento da marca foi o destaque. Dias também alertou sobre, em caso de uma imagem negativa da empresa, a agilidade na comunicação com esse cliente insatisfeito. Para o executivo, isso ajuda a criar relacionamento e fortalecer a marca.  “Seja transparente com seu público, não o deixe sem resposta, isso ajuda a criar um bom relacionamento” explicou Medina no primeiro dia de Web Expo Fórum.

E como mensurar as mídias sociais? Esse foi o tema da palestra Métricas em Mídias Sociais, com Ruy Carneiro, sócio-diretor da WA Consulting. Carneiro explicou como sua empresa desenvolve o ROI para cada cliente. “Ainda não existe uma regra para mensuração do ROI nas redes sociais, o importante é planejar, ter conteúdo e saber o que a sua empresa que expressar na rede”, acredita.

E, claro, o Facebook não ficou de fora do Fórum. Maria Carolina de Araújo Cintra, sócia-fundadora da Startup Kingo Labs, deixou claro a importância da criação de alguns aplicativos para a plataforma que ajude na divulgação e no relacionamento com o cliente, empresa ou marca representada.

A preocupação da maioria dos participantes, foi em deixar claro que não basta ter presença nas redes sociais, mas manter uma estratégia de ação para cada uma delas e, principalmente, deixar claro para seus seguidores que, do outro lado, existe alguém disposto a ouvi-lo e a resolver seus problemas.