CONTATOS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Evento Email Marketing Brasil reúne 550 pessoas


No último dia 24 aconteceu no Hotel Sharaton São Paulo WTC o evento “Email Marketing Brasil”, que reuniu cerca de 550 pessoas, e teve como palestrantes Rodrigo de Almeida - Dinamize, Paulo Schiavon –Tecnisa, Renato Rosa – RED, André Torreta – A Ponte, Paulo Kendzerski –  WBI Brasil, Edney Souza – Pólvora, Matt Blumberg – Return Path e Claudia Woods – ClicKon.

Rodrigo de Almeida (Dinamize) discorreu sobre as “Tendências e novidade do E-mail Marketing no Brasil e EUA”, segundo ele, cerca de um em cada cinco e-mails não chegam à caixa do destinatário, e o causador disso é a não atualização do banco de dados da  empresa. Almeida ainda deu dicas sobre o envio correto do e-mail MKT, como por exemplo, trabalhar de forma segmentada e aliar o e-mail MKT à atuação nas redes sociais.

Ainda segundo Almeida, cerca de 93% da população acessa e-mails todos os dias,  e isso muitas vezes é feito pelo Smartphone. “Não entendo por que as empresas não investem nessa ferramenta com um alto poder de aceitação, já que todos adoram receber e-mails” revela.

Paulo Schiavon (Tecnisa) falou sobre o grande sucesso da empresa nas redes sociais e o trabalho que a empresa vem fazendo ao segmentar o e-mail MKT com o foco no cliente certo. Schiavon foi bem claro ao se referir a nova geração que está cada vez mais conectada e enfatizou o sucesso nas redes sociais. O grande sucesso da empresa também se dá pela rapidez com que respondem aos e-mails dos clientes, cerca de 15 minutos é o tempo que temos para responder quando perguntados sobre algum produto, por isso é muito importante ter uma base da e-mail sempre atualizada”, garante.

Renato Rosa (RED) comentou o tema “Como entregar uma experiência digital compensadora” defendendo ações de e-mail feitas on to on (um a um), mais eficaz ao tornar individual e personalizada a mensagem recebida, “Email mkt on to on  faz com que haja identificação ao receber a mensagem, mostrando que a mensagem é pessoal”, ressaltou.  Renato Rosa citou ainda algumas erros e frustrações que teve ao receber um e-mail de roupas íntimas femininas e também alertou para a personalização das mensagens.

Logo depois André Torreta (A ponte) comentou sobre “A nova classe média e a Internet” enfatizou a preocupação em relação a geração Y, já que a grande maioria dos brasileiros não entendem o que lê, mostrando que a população do Brasil precisa evoluir na educação e cultura. Torreta citou que o futuro da Internet para o País é o mobile. “O importante é fazer inovação, investir em estratégias para  mobile, já que a grande maioria da classe C possui smartphone e acessa e-mail via celular ao invés do PC em casa”, comentou. Além disso, ele foi bem claro ao se referir a geração Y do Brasil que é diferenciada, “São pessoas que moram nos Jardins, Leblon e não as que nascem no interior da Bahia e em favelas”, provocou.   

Já Paulo Kendzerki (WBI) apresento os cases da Tramontina e da Qix onde as empresas tiveram um grande retorno em relação às vendas e também ao interesse das pessoas em receberem email MKT com promoções e informações referente a cada marca. Na ação de email MKT da Qix, quem recebesse o e-mail e indicasse amigos concorreria a premiações e descontos. A da Tramontina foi feita a mesma ação só que segmentada para homens e mulheres, a frase que as pessoas recebiam era simples e objetiva “Veja se você é o ganhador”, isso fez com que a empresa duplicasse o seu mailing e alavancasse suas vendas pela internet.

A palestra com o tema “Oportunidades e riscos no monitoramento de redes sociais” foi ministrada por Edney Souza (Pólvora). Ele passou ótimas dicas para uma melhor administração da empresa/marca nas redes sociais. Citou a importância na integração do email MKT com as mídias sociais, ¨Mande o e-mail, e nele aponte quais redes sociais você está presente, isso ajuda tanto para as redes e para o cadastro de e-mail MKT, fazendo com que as pessoas passem a receber informativos”, aconselhou. A integração ajuda a aumentar o buzz e geral mais pageview para o site.

Matt Blumberg, Chairman e CEO da Return Path umas das maiores empresas voltada a certificação e entregabilidade de e-mail MKT começou dizendo que cerca de 100 trilhões de e-mails serão enviados até o final do ano e que 95 trilhões é a quantidade de spam, isso ocorre devido ao grande números de envios e que os servidores não comportam a demanda. Os erros ocorrem também devido aos links e domínios, as mensagem no corpo do email, sem falar que a reputação de quem envia também conta na hora do servidor avaliar e deixar como spam. Segundo Blumberg, “se a pessoa pedir para ser removido da lista de e-mails, faça, isso faz com que elas não acabem jogando seu e-mail para o report spam”, avaliou. O que pode ser feito para amenizar os altos índices de erros, é enviar uma mensagem de boas vindas, dessa  maneira há uma verificação da autenticidade do endereço. Ele ainda apresentou outras formas, como registrar DNS e registrar o e-mail.

A empresa ClicKon envia cerca de 117 milhões de e-mails todos os dias, e a Claudia Woods, responsável pela gestão de email MKT, comentou sobre os erros que a empresa passou no início e que aprendeu na prática como se deve fazer um bom envio para que não haja tantos erros. “Tivemos muitas dificuldades.Hoje trabalhamos de maneira segmentada e pesquisamos o perfil do nosso cliente antes da fazermos um envio em massa que pode ocasionar um alto índice de erros”. Claudia afirma que a intimidade com o usuário é fundamental para uma boa ação, já que cerca de 70% dos lucros da empresa é gerado diretamente pelo envio de promoções via e-mail MKT

Nenhum comentário:

Postar um comentário