CONTATOS

terça-feira, 22 de março de 2011

Aconteceu na última semana o 5º Web Expo Fórum 2011


Matéria publicada na B2B Magazine


Entre os dias 16 e 18 de março foi realizado o 5º Web Expo Fórum 2011 e somente no dia 18 de março, o Congresso TV 2.0. Ambos reuniram especialistas na área de tecnologia. O evento foi dividido em temas, Apps Zone (Aplicativos), Marketing e Negócios 2.0, Ferramentas e Soluções de E-Commerce e uma quarta sala para plenárias de debates e o tema “redes sociais” foi um dos tópicos mais abordados durante os três dias de Fórum.

Como vender pelas redes sociais? Esse foi o assunto discutido por Rodrigo Arrigoni, sócio-diretor da R18 Comunicações em sua palestra com o tema “Tendências de e-commerce em redes sociais. Arrigoni comentou sobre o poder das redes sociais e destacou a integração das plataformas de relacionamento com o e-commerce como um importante canal para o consumidor, já que permite que um atendimento diferenciado ao cliente, que também pode expressar suas dúvidas, reclamações e sugestões diretamente para a empresa. “O importante é passar toda a credibilidade e fazer com que haja a interação da empresa/marca representada nas redes sociais como se fossem amigos” afirma Arrigoni.

Na sala Marketing e Negócios 2.0, Rafael Kiso, diretor de negócios da Focus Network falou sobre quais as técnicas de comunicação que se aplicam melhor ao twitter. Kiso citou algumas falhas que as empresas cometem no Twitter e deu dicas de ferramentas de monitoramento e dicas de posicionamento na rede social mais popular do Brasil atualmente. O executivo esclareceu a importância da interação entre empresa e seguidores na rede social quando uma empresa resolve criar o seu perfil no Twitter. “É importante, antes de colocar sua empresa, nas redes sociais traçar um objetivo de marketing e de como vai se reportar aos seus fãs ou seguidores dentro da rede”, afirma.

Já na palestra com o tema “Como compreender e aumentar o valor de uma marca nas mídias?”, ministrada pelo palestrante Bráulio Medina Dias, sócio-fundador da E-Brane, a importância de um bom monitoramento da marca foi o destaque. Dias também alertou sobre, em caso de uma imagem negativa da empresa, a agilidade na comunicação com esse cliente insatisfeito. Para o executivo, isso ajuda a criar relacionamento e fortalecer a marca.  “Seja transparente com seu público, não o deixe sem resposta, isso ajuda a criar um bom relacionamento” explicou Medina no primeiro dia de Web Expo Fórum.

E como mensurar as mídias sociais? Esse foi o tema da palestra Métricas em Mídias Sociais, com Ruy Carneiro, sócio-diretor da WA Consulting. Carneiro explicou como sua empresa desenvolve o ROI para cada cliente. “Ainda não existe uma regra para mensuração do ROI nas redes sociais, o importante é planejar, ter conteúdo e saber o que a sua empresa que expressar na rede”, acredita.

E, claro, o Facebook não ficou de fora do Fórum. Maria Carolina de Araújo Cintra, sócia-fundadora da Startup Kingo Labs, deixou claro a importância da criação de alguns aplicativos para a plataforma que ajude na divulgação e no relacionamento com o cliente, empresa ou marca representada.

A preocupação da maioria dos participantes, foi em deixar claro que não basta ter presença nas redes sociais, mas manter uma estratégia de ação para cada uma delas e, principalmente, deixar claro para seus seguidores que, do outro lado, existe alguém disposto a ouvi-lo e a resolver seus problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário